O que é tinta sublimática?

patrocinio banner hp

Não é um bicho de 7 cabeças trabalhar com sublimação, independente se a superfície aplicada são tecidos, chinelos, canecas e uma variedade infindável de brindes. Contudo, para que você possa ter um bom processo, é importante entender sobre tinta sublimática.

Um dos componentes que precisa de bastante atenção é a tinta, entender quais os preços, as diferenças e quais tintas tem no mercado faz diferença e o que pode impactar nos resultados inclusive.

Hoje vamos conversar sobre as diferenças na tinta sublimática, suas vantagens, devidos fins e as superfícies que são mais fáceis de serem empregadas.

O que é tinta sublimática?

Como o próprio nome já explica, a tinta sublimática possui finalidade destinada à técnica de sublimação, apropriada para estampar materiais. Sendo assim, podemos destacar duas características que realmente fazem diferença no preço e suprimento.

Em relação ao preço, ela realmente possui uma diferenciação do mercado devido ao seu processo de fabricação ser mais complexo, como é um item especial e pode gerar diversas possibilidades de estampa em produtos, não é de admirar que realmente seu valor seja um diferencial.

Sobre a segunda característica é que a tinta sublimática deve ser usada em conjunto com o papel sublimático. Quando a colocamos na prensa, com o tempo, temperatura e pressão configurada corretamente, a tinta assumirá um estado gasoso, atingindo o substrato e, portanto, fixando suas cores.

Existem dois tipos de tintas utilizadas nessa técnica, são elas a pigmentada e a corante. A pigmentada serve tanto para o processo de estampa como para o processo de impressão no papel fotográfico.

Suas vantagens são resistência à luz e a água, o que a impede de borrar em qualquer tipo de processo que seja utilizada, outra característica positiva é quando impressa ela gruda no material, mas sem penetrá-lo, deixando uma espécie de relevo sobre ele.

Já a tinta sublimática corante é a padrão, que acompanha a maior parte das impressoras sublimáticas do mercado, com menor preço e qualidade, não possui resistências e não tem a proteção ultravioleta. Portanto, podemos concluir que ela não serve para a estamparia.

Vantagens da tinta sublimática 

Podemos concluir que ter uma impressora sublimática em conjunto com uma tinta sublimática traz diversas vantagens, sendo que a primeira delas é a influência na produção do negócio. 

Já que existe uma grande facilidade na produção dos brindes, além disso, existe uma redução dos processos manuais, já que a impressora oferece uma dinâmica menor de trabalho e conseguir diminuir o tempo de transferência também.

Os resultados utilizados com as tintas corretas se destacam em relação a outras, quando usamos a técnica de sublimação temos estampas com cores vivas e vibrantes. Aliado à aderência em qualquer superfície, que traz possibilidades infinitas para o negócio.

E como falamos acima, explicando as diferenças entre pigmentada e corante, também podemos concluir que outra vantagem é a resistência e sua capacidade de absorção, já que resistem a diversas condições diferentes.

Um lembrete importante, lembra que citamos a necessidade de uma impressora sublimática? Existem impressoras tradicionais que sofrem adaptações para realizar as transferências, não use tinta sublimática nelas. Isso definitivamente irá danificá-las.

Uma dica é pesquisar marcas especializadas e conferir se o tanque externo comporta a tinta especial e seu uso em larga escala. Para entender melhor, preparamos um artigo sobre os melhores modelos, para acessá-lo clique aqui.

patrocinio banner hp