Como funciona a impressora a laser?

patrocinio banner hp

Muito se ouve falar sobre impressoras a laser, que são principalmente utilizadas em escritórios, ou em locais onde a demanda de impressão é muito grande. 

Mas você sabe como funciona uma impressora a laser? Como que o laser coloca o texto ou a imagem no papel? Será que ele marca a folha A4 com sua luz? Ou o laser simplesmente queima o papel onde deve sair algo impresso?

São essas dúvidas que eu vou procurar responder hoje, e já vai um spoiler aqui, a impressora a laser funciona como um imã, parece complicado né?

Qual a diferença entre uma impressora a laser e tinta?

Uma impressora a laser funciona através de cargas positivas e negativas, assim como um imã. O cilindro da impressora tem uma carga elétrica positiva, e o laser descarrega seus feixes de luz com cargas negativas no cilindro de acordo com o que será impresso.

Assim o laser cria um “desenho” eletrostático no cilindro seguindo as informações armazenadas na memória da impressora, que são enviadas por um computador, celular, ou através do scanner que geralmente está no próprio equipamento.

Desse modo o texto que será impresso fica no cilindro na forma de uma carga negativa, depois vem o toner que contém um pó feito de carbono e polímero, que por possuir carga positiva “gruda” no que será impresso enquanto afasta os outros pontos de carga positiva.

Posteriormente o papel sai da bandeja passando pelo cilindro, onde o próprio papel acaba por atrair o pó ficando assim com a imagem (texto) registrado, gerando a impressão do documento.

De uma forma bem simplificada é assim que a impressora a laser funciona, mas o principal, é que por utilizar um pó de carbono e polímero, o toner gasta pouquíssima carga a cada impressão, fazendo dela uma ótima impressora para uso contínuo na impressão de documentos.

Já a impressora à tinta, como o próprio nome diz, tem cartuchos com tintas, geralmente formada de 4 cores diferentes, o preto, o magenta, o amarelo e o ciano.

Essas tintas são liberadas de acordo com o texto ou imagem a serem impressos, e a impressora controla o quanto de cada tinta irá sair em cada pedaço da impressão, formando assim a imagem a ser impressa.

A impressora então deposita a tinta no papel como um carimbo, de acordo com a programação do que deve ser impresso, mas desse modo, ela acaba utilizando muita matéria-prima (tinta), sendo assim uma opção menos eficiente quando comparada à impressora a laser.

Existem diversos modelos e usos para cada tipo de impressora, e para tomar a melhor decisão é necessário conhecer um pouco mais e levar em consideração as vantagens e desvantagens de cada opção.

Vantagens da Impressora a Laser

As impressoras a laser causaram uma revolução no mercado de impressão quando surgiram, trazendo inúmeros benefícios para diversos usuários.

Por usar um pó eletrostático, que fica armazenado em seu toner, a impressora a laser tem uma eficiência bem superior às impressoras a tinta, tanto em velocidade quanto em qualidade na impressão de documentos.

Todas as impressoras a laser contam com tecnologias bem avançadas garantindo assim uma eficiência surpreendente, tendo modelos que conseguem imprimir até 50 páginas por minuto.

O custo benefício é um ponto bastante favorável, uma vez que o toner tem uma durabilidade superior às impressoras convencionais, que diminui drasticamente o custo de cada impressão.

As impressoras a laser oferecem uma confiança, pois utilizam tecnologias avançadas, que praticamente zeraram os riscos de falha, desse modo você tem a certeza de que sempre conseguirá imprimir seus documentos com velocidade.

A durabilidade de uma impressora a laser é outro ponto que surpreende, pois existem modelos que chegam a imprimir 100 mil cópias por mês sem problema nenhum.

Desse modo, a impressora a laser se torna uma opção bem atrativa para lugares onde a demanda por impressões é grande, como por exemplo em escritórios.

Desvantagens da Impressora a Laser

Apesar de vários pontos positivos, as impressoras a laser também possuem suas desvantagens, o que pode ser um divisor de águas na hora de optar por esse modelo.

A principal desvantagem é o seu preço, pois caso vá comprar ou até mesmo alugar uma impressora, o preço é razoavelmente superior às impressoras de jato de tinta.

Outro ponto a se considerar é que uma impressora a laser precisa estar sempre ligadas e funcionando diariamente, pois suas peças internas correm o risco de danificar caso não estejam em uso constante.

As impressoras a laser são recomendadas para impressão de documentos em preto e branco, apesar de existirem modelos que imprimem imagens, eles são ainda mais caros, e a imagem não é tão fiel quanto a de uma impressora jato de tinta.

Um outro ponto a se considerar é o preço de seus toners, que apesar de durarem muito, tem um preço até quatro vezes mais caro que um cartucho de impressoras convencionais.

Vale a pena investir em uma impressora a laser?

Uma impressora a laser pode ser uma mão na roda na rotina de várias empresas, mas alguns pontos devem ser considerados antes de se optar por elas, tais como:

  • Quantidade de impressões mensais;
  • Utilização da impressora no dia a dia;
  • Tipo de impressões mais utilizadas como documentos ou imagens;

Caso haja uma demanda grande de impressões todos os dias, e a grande maioria seja documento em preto e branco com apenas algumas imagens simples, a impressora a laser é a opção ideal.

Em escritórios, órgãos públicos e demais empresas, onde tenha um grande volume de documentos a impressora a laser é a mais indicada.

Outro ponto a se levar em consideração é qual a quantidade de pessoas que estarão utilizando a impressora diariamente, pois a velocidade de uma impressora a laser é essencial em casos de impressão compartilhada.

Um fator importante é a durabilidade, uma impressora a laser com certeza terá uma vida útil superior aos modelos convencionais, principalmente em casos de uso constante.

O custo-benefício deve ser observado na escolha da melhor impressora, que como eu mencionei acaba sendo melhor nos modelos a laser, apesar de ter um investimento inicial maior.

Agora para uso doméstico uma impressora a laser não seria a melhor opção, uma vez que o uso da impressora em casa normalmente é bem esporádico, sendo um investimento que acabaria não valendo a pena.

Nesse caso uma impressora jato de tinta, conseguiria atender muito bem, pois o uso de cartuchos não seria um problema.

Já em escolas e faculdades, impressoras a laser são quase de uso obrigatório, devido à alta demanda de impressões que ocorrem todos os dias.

Esses pontos são essenciais na hora de optar por um impressora a laser e estudá-los atentamente irá fazer toda a diferença para se tomar a melhor decisão.

São diversas as situações em que uma impressora a laser é a melhor opção, mas claro que existem casos onde ela não se encaixaria tão bem, e o investimento não valeria tanto a pena.

Cabe a cada um analisar sua necessidade pessoal na hora de escolher a melhor opção, e se você optar por uma impressora a laser existem diversas marcas e modelos no mercado  e aqui está um artigo trazendo as 5 melhores impressora a laser.

patrocinio banner hp