O que Colocar para seu Cartão de visitas ser Inesquecível?

patrocinio banner hp

E aí, você sabe o que deve colocar no seu cartão de visita? Não é exagero afirmar que grande parcela da população já se deparou com um cartão de visitas, em algum momento da vida. Então, mesmo que não tenha 100% de certeza sobre o que deve constar, você sabe que determinados dados são imprescindíveis.

Acima de tudo, o cartão de visitas deve cumprir o propósito para o qual foi criado: identificar a pessoa, a profissão e apresentar um serviço e/ou produto da mencionada empresa. E claro, registrar todas as melhores formas de contato. A partir daí, outros detalhes vão apenas acrescer e aumentar a autoridade do cartão.

Contudo, o que deve sempre ficar na mente é que o cartão não se presta a pormenorizar detalhes do serviço ou fazer orçamentos personalizados. O cartão é um link de contato formal entre o profissional e seu lead, isto é, o cliente em prospecção. 

Então, desde já, entenda que, talvez provavelmente, a característica mais atraente do cartão de visita é sua aparência clean. Tanto pelo tamanho ideal de um cartão de visitas quanto pelo design, ele não pode ser sobrecarregado de informações ou, ainda, contar com um design muito “barulhento”. 

Tendo isso em vista, pode parecer uma tarefa bastante complicada desenhar e imprimir todos os cartões de visita. Mas fique tranquilo, com a impressora correta e um design bem feito, não haverá problemas.

Ainda mais, leia: Quanto custa fazer um cartão de visita?

Por isso, com o intuito de auxiliar você com os dados certos para colocar no cartão de visita, compilamos os principais pontos que não podem ser esquecidos. Quer saber quais? Continue lendo. 

O que Deve ter no seu cartão de visita?

Em seguida, confira a lista com os principais dados que você não pode deixar de colocar no seu cartão de visita. Logo após, colocamos também o que, embora não obrigatório, pode ser aceito e, por último, o que nunca deve ser colocado no cartão de visitas. Acompanhe!

Identificação: Nomes

Bom, em primeiro lugar e o dado mais importante para colocar no cartão de visita é a identificação, certo? Afinal, qual seria o propósito de entregar um cartão a alguém com as informações de serviço, mas sem qualquer identificação, nem do profissional ou da empresa? Nesse sentido, tudo o que for relacionado a nomes, precisa constar, especialmente:

  • O nome do dono do cartão;
  • Em seguida, o logotipo da empresa e o nome da empresa, esse último, de preferência, no próprio logotipo.

Lembrando que o nome próprio pode vir com o tamanho da fonte um pouco maior ou em negrito/sublinhado para destacar. Mas interessante é deixar a disposição dos elementos, inclusive o logo, a encargo do designer ou do modelo pré-formatado para escolha.

Porque, como mencionamos acima, regra número um para um bom cartão de visitas é o design clean e objetivo.

Cargo, profissão e serviço

Em segundo lugar, o dado que também não pode faltar no cartão de visita é o cargo, a profissão ou o serviço prestado. Comumente, consagrou-se colocar o cargo após o nome, de modo a atrelar função e indivíduo.

Atualmente, alguns modelos novos de cartão já estão atribuindo algumas características ao cargo. Por exemplo, adjetivos ligados ao seu desempenho profissional, como “lealdade” e “honestidade”. Contudo, essas descrições, por assim dizer, devem ser muito bem analisadas, para não parecerem amadoras.  

Informações de Contato

Outro dado fundamental para colocar no cartão de visita são as informações de contato. Há quem diga que, de modo objetivo, este é o dado mais importante. Porque é o meio pelo qual o cliente efetivamente consegue acessar a empresa ou o profissional prestador de serviço. Estão incluídos como informações de contato:

  • Telefones, como celular profissional (por vezes, até mesmo o pessoal), bem como a linha fixa;
  • Emails;
  • Redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, desde que sejam perfis profissionais. 

Novamente, tais informações devem ser dispostas sempre observando a quantidade no cartão, para não ficar superlotado. Portanto, um design muito clean pode caber mais de três redes sociais. Já para um cartão com um design mais arrojado, dois arrobas são mais do que suficientes. 

Endereço

Para finalizar a lista dos dados imprescindíveis, o endereço profissional. Por óbvio que o endereço só é requerido para empresas que têm sede ou loja física. O mesmo não cabe, tampouco pode ser cobrado para prestadores de serviço ou empresas virtuais. 

Aqui cabe uma ressalva, entretanto: mesmo que você não tenha um endereço físico, você precisa ter um “endereço” virtual. Ou seja, um site, um portfólio, uma página que possa descrever o tipo de trabalho realizado. Além de conferir autoridade e garantia de confiança entre você e seu potencial cliente. 

Portanto, mesmo que não inclua um endereço físico no cartão de visitas, é importante incluir o endereço virtual, como explicamos acima. Ok?

O que nunca colocar no cartão de visitas?

De maneira bem objetiva, o que não estiver na lista acima, não é obrigatório e, na dúvida, não acrescente mais nada. Especializações, formação acadêmica, fotos, frases de motivação. Para cartões de visita, a premissa que vale é: “menos, é mais.”

Portanto, somente inclua se tiver muita certeza e uma opinião profissional de que determinado dado vai ser bem recepcionado pelo seu público. Porque, lembre-se: cartão de visitas não é currículo. 

patrocinio banner hp