A tinta de Impressora tem uma data de validade? 

patrocinio banner hp

A tinta da impressora tem validade sim, e não faz diferença se o seu equipamento utiliza toner, cartucho ou tintas diretas, como no caso das modelos tanque de tinta, todos os modelos têm a sua data de validade que deve ser respeitada.

Muito se pensa em eficiência, velocidade de impressão, tecnologia wireless na hora de se escolher uma impressora, mas um assunto extremamente importante que é sempre deixado de lado é a validade da tinta da impressora.

De nada adianta ter a melhor impressora do mercado se sua tinta está vencida, pois o que realmente importa é a tinta saindo no papel, logo entender como funciona a validade e também saber armazenar corretamente é essencial.

A vida útil dos mecanismos internos da impressora estão diretamente ligados tanto à qualidade da tinta, toner ou cartuchos utilizados no equipamento, quanto com a sua validade, pois tintas vencidas danificam diversas partes de uma impressora.

Problemas ao usar uma tinta vencida

Nada que está fora da validade é interessante de ser utilizado, e com a tinta da impressora não é diferente, diversos problemas podem ser acarretados ao utilizar uma tinta ou toner vencido, tais como:

  • Defeitos no mecanismos internos;
  • Erros de impressão;
  • Vazamentos espontâneos;
  • Falha na impressão;
  • Curto-circuito nas partes elétrica;

Esses são alguns dos problemas mais comuns que uma tinta fora da validade causam, e nenhum deles é interessante e em casos mais graves o prejuízo é enorme, sendo até mesmo passível de danos irreparáveis na impressora.

Como verificar a validade da tinta, toner ou cartucho

Todas as empresas colocam na a validade exata na embalagem de suas tintas, mas em via de regra um cartucho, toner ou tinta tem uma validade aproximada de um ano e meio até dois anos.

Vale ressaltar que essa validade é a partir da data de fabricação do cartucho, então é bom ficar de olho na hora de comprar, pois a tinta da impressora, apesar de estar sendo vendida como nova, pode estar perto da sua data de expiração.

Porém a grande maioria das lojas especializadas tem uma demanda alta de suprimentos para impressoras, e é difícil de uma tinta ficar parada no estoque, porém é sempre bom conferir para garantir que a vida útil da sua tinta será a maior possível.

Um problema comum acontece no mercado paralelo de tintas de impressoras, pois nesse caso não existe um aval do fabricante, onde as tintas podem estar vencidas antes mesmo de serem vendidas para o consumidor final.

Para fugir desse engano, prefira sempre comprar cartuchos, toners e tinta de impressora original, pois além de garantir um melhor funcionamento do seu equipamento, garante que a validade impressa na embalagem é a verdadeira.

Como armazenar sua tinta de impressora

Um ponto de extrema importância é o armazenamento da tinta da impressora, pois caso ocorra erros neste processo a validade definida pelo fabricante diminui drasticamente, causando até mesmo a perda da garantia da tinta e do equipamento.

Alguns cuidados simples resolvem esse problema, como via de regra os cartuchos, toners e tintas de impressora podem ser armazenados do mesmo modo que se armazena o papel sulfite.

Para manter um armazenamento correto deve-se deixar a tinta da impressora em lugar seco, longe do sol, e de preferência num local fechado e que não se mova muito, de preferência em local longe do solo, e separadas de outros itens do escritório.

Desse modo você a tinta da impressora terá a validade expressa pelo fabricante em sua totalidade, evitando todos os problemas que uma tinta vencida causa na sua impressora, e também nos seus documentos impressos.

patrocinio banner hp