Como Tirar Tinta de Impressora das Mãos e Roupas

patrocinio banner hp

Quem utiliza constantemente a impressora sabe que se sujar com a tinta é bastante comum. Por isso, é muito importante que você saiba exatamente o que fazer para evitar marcas. Sendo assim, preparamos esse artigo para te ensinar como tirar tinta de impressora das mãos e roupas.

Se interessou por esse assunto? Então continue lendo e descubra afinal tudo o que pode ser feito para assim obter os melhores resultados!

Como Tirar a Tinta das Mãos

Sujar as mãos com tinta é bastante comum durante o procedimento de recarga dos cartuchos ou tanques de tinta de diferentes tipos e marcas de impressora e por conta disso, não precisa se desesperar.

O grande problema está contido na duração das manchas e na intensidade bastante forte, podendo durar por semanas na pele caso nada seja feito. 

Há muitas opções utilizadas de forma amadora, porém tenha muito cuidado com os riscos pertinentes, principalmente em métodos caseiros como pastas de limpeza ou cacos de telhas. 

Desta maneira, é evidente que a pele pode ser mais rápida de limpar em relação aos tecidos, porém você deve ser ágil neste processo a fim de que o mesmo possa decorrer de modo seguro e descomplicado. 

Como nosso objetivo principal é te ajudar, preparamos alguns passos simples e diretos a serem seguidos nestas ocasiões: 

Passo 1: Logo no momento que você perceber que a tinta escorreu da seringa para a sua mão, pare o processo de recarga e aqueça um pouco de água da maneira mais prática;

Passo 2: Assim que a água estiver prestes a borbulhar, desligue o fogo e submerja uma toalha ou pano de prato por alguns segundos;

Passo 3: Aguarde até que a temperatura alcance um padrão morno e suportável para a sua pele;

Passo 4: Tire o excesso de água e, com a toalha morna e úmida, vá passando de maneira suave em movimento circular na região da sua pele onde a tinta caiu até;

Passo 5: E pronto, a tinta irá sair totalmente, porém é de grande valia que este processo ocorra o mais rápido possível. Deixe o pano próximo a você e, caso o mesmo acidente ocorra, basta refazer o processo. 

Passo 6: Uma opção secundária que também serve nas utilizações amadoras e profissionais é lavar a região manchada com água e sabão e, logo em seguida, esfregar levemente e com movimentos circulares com a pedra pomes.   

Obs.: Garanta que a temperatura da água está morna e evite queimaduras capazes de gerar ainda mais agravantes à condição pré-existente.  

Além disso, não utilize qualquer tipo de solvente como álcool, gasolina e querosene, pois essa mistura trará irritação para a sua pele.  

Como Tirar a Tinta das Roupas

Sujou suas roupas durante a recarga da impressora e não sabe o que fazer? Neste dilema, basta você ser rápido para que o resultado esperado possa ser alcançado.

Ou seja, não deixe a tinta secar ou, caso contrário, alguns tecidos podem absorver a tintura ao ponto de não voltarem mais à condição anterior nem mesmo com a utilização de solventes.

Na verdade, tome muito cuidado ao aplicar qualquer tipo de produto químico, haja vista que parte majoritária dos tecidos são facilmente danificados.

Assim sendo, tudo irá depender do tamanho da mancha e do tempo passado entre a contaminação e o início da higienização.

Logo abaixo, você pode conferir quais passos precisam ser seguidos até realizar devidamente a limpeza das suas roupas: 

Passo 1: Reconheceu uma gota de tinta ou mancha durante a recarga da impressora? Se sim, pare a recarga e volte suas atenções para o tecido;

Passo 2: Incorpore água corrente e lave com sabão diretamente na área manchada ou realize a limpeza através de sua máquina de lavar roupas;

Passo 3: Vapor quente também pode ser um aliado durante o momento de remoção da tinta, porém deve-se conferir previamente sobre essa possibilidade na etiqueta da roupa;

Passo 4: Caso esse processo não seja suficiente, recorra aos produtos de limpeza convencionais ou premium;

Passo 5: A opção de limpeza com soluções de higiene é a melhor em casos de pequenas manchas.

Passo 6: A propósito, algumas soluções podem ser utilizadas em casos específicos, bem como água sanitária para roupas brancas e amônia diluída em água em temperatura ambiente ou fria para roupas coloridas.

Obs.: Não utilize água quente ou morna neste processo, pois em ambos os casos o tecido pode ser danificado e a tinta pode fixar ainda mais nos fios da roupa.

De modo algum misture água sanitária e amônia mesmo em dissoluções, uma vez que essa combinação é tóxica!

Por fim, as vezes é necessário limpar a cabeça de impressão do seu equipamento, para evitar se sujar, esse procedimento deve ser feito da forma correta. Por isso, fizemos esse conteúdo.

patrocinio banner hp