Como Imprimir Convites na Impressora em Casa?

Quando se pensa em uma festa ou confraternização, logo se pensa na lista de convidados, e aí surge um outro detalhe: os convites. Festas mais informais, normalmente somente uma mensagem já resolve.

Agora para casamentos, aniversários, ou eventos mais elaborados, o envio de um convite personalizado é quase obrigatório. Porém os convites podem ser uma despesa pesada no orçamento de qualquer evento, uma solução simples é imprimi-los em casa.

Mas como imprimir os Convites na impressora em casa? Essa dúvida impede muitas pessoas de economizar bastante em suas festas e confraternizações, e hoje você irá conferir algumas dicas que certamente lhe ajudarão a economizar bastante.

O que eu preciso para imprimir os convites?

A lista necessária para que você possa imprimir seus convites em casa não é muito grande, e provavelmente você já tenha o necessário para começar a imprimir seus convites agora mesmo.

Você precisa necessariamente de:

  • Uma impressora colorida;
  • Design do seu convite;
  • Papel específico para convites;

Pode parecer complexo, mas tudo será explicado no decorrer deste artigo, ao final você verá que imprimir seus convites na impressora em casa além de ser bem econômico, também é muito simples e fácil.

A Impressora

Apesar de parecer óbvio, precisamos falar um pouco sobre elas, você não precisa de uma impressora de última geração que imprime milhares de páginas por hora, inclusive a grande maioria das impressoras nesta lista, irá dar conta do recado.

Caso você já possua uma multifuncional em casa que imprima em colorido já é o ideal, somente certifique-se de que os cartuchos estão cheios, ou que tenha alguns de reserva, para não ter que interromper a impressão no meio.

Design do Convite

Caso já tenha o design do seu convite ótimo, mas caso ainda não possua, você pode contratar um designer para fazer para você, ou até mesmo algum amigo ou parente que tenha habilidades artísticas, e claro você ainda pode fazer seus próprios designs.

Ferramentas como o Canva, permite que você utilize layouts prontos, e apenas personalize da maneira que preferir. Dessa forma você consegue criar diversos designs diferentes para seus convites, e alterar somente a data e o local para utilizá-los diversas vezes.

Você ainda pode preferir por um convite mais informal, com apenas texto, neste caso você pode utilizar o Word e colocar apenas as informações estritamente necessárias, como data, hora e local do seu evento.

Uma dica legal também, é fazer o seu convite a mão, e depois escaneá-lo para o computador, então você terá um convite totalmente exclusivo, pois quase ninguém utiliza convites feitos à mão mais.

Caso seja um expert em escrita cursiva, pode ainda fazer o convite de próprio punho e depois passar para o computador, para que possa ser impresso na impressora da sua casa.

O mais importante é definir o tamanho do seu convite, para que possa aproveitar melhor o papel que irá utilizar e imprimir o máximo possível em uma folha, você pode fazer isto de uma maneira bem simples seguindo as dicas em como imprimir vários convites numa folha.

Papel específico para convites

A parte que realmente irá fazer uma grande diferença no seu resultado final é o tipo de papel que você irá utilizar, pois é justamente o papel que traz aquela sensação de que você está segurando um convite, e não uma folha qualquer.

O papel mais utilizado para convites de um modo geral é o papel vergê. É este o papel utilizado pelas gráficas para fazer convites de um modo geral, e também o mais escolhido por todos.

Outras opções também incluem o papel de linho, que traz um ar mais requintado, porém ele não é comumente utilizado para convites mais informais, por exemplo.

Uma tendência que vem crescendo cada vez mais é o uso de papel fotográfico para convites de aniversário. Porque nele a impressão fica mais brilhante, e tem um ar de alegria e felicidade quando utilizado com cores mais fortes.

Outro ponto interessante do papel foto, é que caso opte por colocar alguma fotografia no convite, ela sairá perfeita durante a impressão, inclusive na hora de imprimir seus convites na impressora em casa.

Papel ideal para convites de casamento

Caso a sua ideia seja imprimir os convites de um casamento em casa, o papel é o item mais importante, isto porque a impressora, pode ser a que você já possui, e o design pode ser facilmente encontrado na internet.

Agora o que realmente trará aquela sensação de requinte é justamente o papel, é ele que fará com que seu convite tenha o mesmo resultado dos que são impressos em gráficas especializadas, este é o segredo.

O papel ideal para convites de casamento é o papel vergê com uma gramatura entre 120g/m² e 150g/m², que são os modelos mais utilizados pelas gráficas profissionais.

O papel vergê tem a estrutura perfeita para o seu convite, e certamente irá trazer o ar de requinte que todo casamento precisa, além de que ele é vendido em diversos tons, e certamente algum será perfeito para o seu dia especial.